quarta-feira, novembro 08, 2006

Ir para a Página Principal

Música do CPE: Ondas do Mar de Vigo

Muda de novo a música ao abrigo do CPE ali na coluna da direita. Na continuação desta parceria com a Matéria de Bretanha, o André Belo desta vez escolheu um verdadeiro achado, lindíssimo, como prometido vamos pôr a tocar "Ondas do Mar de Vigo" pelo "Grupo de Música Antigua de Compostela" retirado do álbum "Cantigas de Martim Codax". O tema é uma recriação ao estilo da época Medieval de como seriam tocadas estas cantigas pelos trovadores de então, o poema como o nome do álbum indica é do cancioneiro de Martin Codax (um cancioneiro Galego-Português como o André explica). Quero apenas realçar que a primeira vez que ouvi a música, antes de ter tido quaisquer explicações adicionais, saltou-me logo pelo ouvido adentro a influência árabe. Para o mais vale a pena ler o que o André já escreveu sobre as cantigas de amigo e sobre a influência árabe na poesia medieval peninsular, vejam no Matéria de Bretanha e também no 5 dias.
Fica aqui o poema que acompanha a música (transcrição também ela gentileza do André Belo)




Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo?
E ay Deus, se verrá cedo

Ondas do mar levado,
se vistes meu amado?
E ay Deus, se verrá cedo

Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro
E ay Deus, se verrá cedo

Se vistes meu amado,
por que hey gran coydado
E ay Deus, se verrá cedo


Arquivado em:Música