quinta-feira, setembro 28, 2006

Ir para a Página Principal

Conspiração e Criacionismo

Juro que é a última vez que falo de Criacionismo, mas vem a propósito do excelente texto do Jorge Palinhos no 5 dias. Jorge Palinhos desconstroi muito bem essa tese que para aí anda de Conspiração da própria admnistração Bush nos atentados do 11 de Setembro. Não estão a ver qual é a relação com o Criacionismo? Não me digam que não repararam nas semelhanças entre a rétorica Conspiracionista e a argumentação Criacionista? Senão reparem:

"Começa-se por apontar factos passados pouco abonatórios para o governo americano e indícios de que alguém teria lucrado com os atentados para pôr o espectador a levantar o sobrolho. Passa-se, em seguida, para o sumo da argumentação, apontando inconsistências, contradições e paradoxos da versão oficial de forma a deixar o receptor cheio de suspeitas. Entra-se, então, no acumular de pistas e pontas soltas, sem, contudo, se fornecer qualquer contexto ou sistematização.
Por fim aponta-se um culpado e sugerem-se possíveis motivos de culpa, nenhum deles aprofundado, e termina-se com os autores a dizerem-se perseguidos e ridicularizados pelas suas ideias e acenando patrioticamente a bandeira americana."


Difícil é encontrar as diferenças...

Arquivado em:Posts duvidosos