terça-feira, dezembro 19, 2006

Ir para a Página Principal

BiGoogle Brother is Watching You

Primeiro vi este filme, uma ficção sobre como o Google vai acabar com os jornais (cheguei lá através deste post do António Figueira no 5dias). Depois uma amiga minha que tem uma conta Gmail diz-me que a publicidade na coluna ao lado da janela onde lê e-mail é escolhida em função do conteúdo da própria mensagem. Quando recebe mensagem que fala de Biologia Molecular a publicidade é a produtos de Biologia Molecular, a probabilidade de as duas coisas acontecerem simultaneamente por mera coincidência é ínfima, é mais que provável que o Gmail tenha um algoritmo que lê as mensagens de e-mail e afixa a publicidade em função do que lê.

Agora aparece uma nova função, o Google Desktop Search. Vale a pena ler com atenção este relatório (em Francês) do CERTES, um organismo governamental francês de combate aos ataques informáticos. Vale a pena sobretudo ler o ponto 3, sobre as ameaças potenciais do uso desta nova função. Por exemplo os ficheiros indexados (e-mail, chats, páginas de internet visitadas, ficheiros Word, etc...) são copiados para um cache, e as cópias são guardadas, mesmo após a destruição do ficheiro original. Se a função for utilizada em multiposto os dados podem ser enviados para um servidor do Google. Os hábitos de navegação também são transmitidos ao Google e podem eventualmente ser fornecidos a terceiros. Em certas condições outros utilizadores podem ter acesso e pesquisar os ficheiros indexados. Mesmo os ficheiros Office protegidos por password e as páginas de internet seguras (https) podem ser partilhadas, a não ser que o utilizador defina especificamente que estes ficheiros não sejam indexados pelo GDS. E isto é apenas um resumo. A Dell entretanto assinou um acordo com o Google, e os novos computadores já são vendidos com o GDS.

É por essas e por outras que eu não gosto de cookies, e desconfio daqueles sites que insistem na instalação de cookies para poderem funcionar. A minha esperança é que seja demasiada informação para ser gerida, talvez ao tentar saber tudo sobre todos não consigam descobrir nada sobre ninguém.

Arquivado em:Ciência