terça-feira, dezembro 05, 2006

Ir para a Página Principal

Adenda ao post anterior - je suis tout à fait d'accord (ou presque)

O André Belo comentou (en français) o meu post anterior. Estou essencialmente de acordo com o André, apesar do que possa parecer também prefiro que o Le Pen leve uma g'anda tareia eleitoral. E pergunto-me até se o PSF não teria interesse em viabilizar as candidaturas de extrema-direita. Mas há que separar a questão de princípio das circunstâncias políticas, e a questão de princípio é de saber se deve haver um nível de controlo de uma candidatura presidencial para além das assinaturas de cidadãos. O André é frontalmente contra, eu acho que há bons argumentos a favor e contra (a única nuance de opinião).
Independetemente dessa questão não deixa de ser estranho um candidato que tem sistematicamente mais de 15% nas presidenciais não consiga reunir 500 apoios num universo de 48000 eleitos. Se a Frente Nacional está fora do sistema (que é democrático, lembre-se) dever haver uma razão. O que me agradou no texto de Patrick Jarreau é a desmontagem da argumentação de Le Pen no que toca à questão do ónus da sua putativa impossibilidade em candidatar-se. Le Pen coloca esse ónus no sistema eleitoral, e como diz o André - e bem - arrisca-se a capitalizar com isso potencial político, e é essa argumentação que não é aceitável, e é preciso dizê-lo. Mesmo que o sistema eleitoral não seja perfeito, se não conseguirem angariar os apoios necessários, exigidos por lei, para uma candidatura o fracasso é em primeiro lugar e acima de tudo de Le Pen e da Frente Nacional.

Arquivado em:Política