sexta-feira, outubro 06, 2006

Ir para a Página Principal

Um outro debate sobre o mesmo tema

Este debate com o Santiago, faz-me lembrar um outro mais ou menos sobre o mesmo tema, que teve lugar nas páginas da revista Bioessays, em 1999 e 2000. O debate começou por ser se sobre a compatibilidade das teorias de Popper com a Genética e Biologia Molecular modernas, e acabou por tocar a utilidade da espistemologia de Popper (e da Filosofia em geral) para o investigador, leia-se o investigador que está na bancada, a fazer experiências. É sempre uma boa pergunta "A Filosofia serve-nos para alguma coisa?".
Tudo começou com uma carta de um biólgo, Robin Holliday, ao editor com o sugestivo título:"The incompatibility of Popper's philosophy of science with genetics and molecular biology". Sucederam-se respostas e contra-respostas, tudo de investigadores em biologia. É curioso que o assunto entre os investigadores não é (não parece ser) de todo consensual. De toda a discussão destaco uma citação de Lewis Wolpert, no seu estilo muito particular (e contra mim falo...) que fica aqui como teaser:

"Philosophers of science this century have contributed nothing that helps us understand the scientific process and why it is so successful. Scientists regard their activity with a puzzled detachment."
Lewis Wolpert

Ficam aqui, por ordem cronológica, as ditas as cartas que consituiram o debate (formato PDF): Robin Holliday, Jonathan Bard, Aubrey D.N.J. de Grey, Nick Smith e Mike Mogie, Lewis Wolpert, George K. Nagy e Erasmus Schneider, John R. S. Fincham e Jonathan Gallant.

Arquivado em:Ciência

1 Comments:

Anonymous Anónimo Escreveu...

Eh pá! Obrigado pelos links. Vou lê-los com toda a atenção.

Posso só sublinhar essa do Wolpert? O tipo é genial, não é? E tem tanta graça...

Santiago

12:36 da manhã, outubro 07, 2006  

Enviar um comentário

<< Home