segunda-feira, agosto 28, 2006

Ir para a Página Principal

E para abrir o apetite: um Ti'Punch!

Lá pela Guadeloupe bebe-se muito Rhum (Tal como se produz também muito Rhum), logo, e como seria de esperar, há o culto do Rhum e há os amadores do Rhum. Curiosamente o Rhum quase nunca se bebe puro, geralmente é na forma de Punch. Mas Punch é uma designação muito vaga, no conceito de Punch ou Ti'Punch (Ti' é o diminutivo em crioulo) cabe tudo e mais umas botas, desde que leve Rhum e Açucar-de-Cana. Na sua forma mais simples do punch é um C.R.S.*, quer dizer, quando se fala em Ti'Punch sem mais especificações está-se a falar por defeito no C.R.S. - sigla para Citron Rhum Sucre (Lima Rum Açucar). O CRS prepara-se espremendo um pedaço de Lima sobre o Açucar dentro do copo e juntando-se depois o Rhum, pode ou não levar uma pedra de gelo (a maior parte das vezes não leva).
Depois há os Punchs de sumo de fruta, e pode ser qualquer fruta tropical, por exemplo a Carambola ou a Goiaba (que dão excelentes sumos). Mistura-se aí umas duas partes de sumo para uma parte de Rhum, a coisa fica por menos de 20 graus. É muito bom. A forma suprema desta variante de Punch é o Planteur, que é um cocktail de sumos de fruta, que pode incluir para além da Goiaba e Carambola, Banana, Manga ou Ananás, e bebe-se muito bem.
Uma outra opção ainda é fazer um Punch tipo licor (veja-se a foto). A ideia é deixar um determinado tipo de fruta (no caso Cereja Acerola) embeber em Rhum com Açucar durante algum tempo (meses), pode ainda juntar-se uma casquinha de Lima e um pau de Canela. Aquilo deixa-se beber. Há ainda uma variante desta ultimo tipo de Punch, que é preparar uma calda de fruta (por exemplo Maracujá) em Açucar e misturar com o Rhum apenas na altura de beber. Não é menos bom por causa disso, e tem a vantagem de ser mais à vontade do freguês.
Ao Rhum puro, que só se bebe por inconsciência, chama-se o Ti'Sec. E com tanta variedade de Punch não bebi Mojito uma única vez, na realidade nem faz parte do universo dos possíveis. Por fim uma curiosidade; por lá há um termo para designar especificamente o acto de beber o primeiro Punch (do dia, ou da Soirée), que é "Descolar", e de facto pode levantar-se voo.

*Nota - Há aqui uma piada implícita porque C.R.S. é a sigla que designa a polícia de choque francesa, no entanto bate com muito mais delicadeza.

Arquivado em:Viagem às Caraíbas

2 Comments:

Anonymous Anónimo Escreveu...

Muito interessante, consegue de facto «mergulhar o mais possível na vida dos autóctones». Teria muito gosto em que olhasse o meu blog ainda na infância (Dúplice - Viagens e Quotidiano)
www.duplice.wordpress.com

12:14 da tarde, agosto 30, 2006  
Blogger Zèd Escreveu...

Obrigado pelo convite, que aliás já aceitei.
Agora estou na dúvida se hei-de fumar um charuto ou não.

12:34 da manhã, agosto 31, 2006  

Enviar um comentário

<< Home