terça-feira, janeiro 30, 2007

Ir para a Página Principal

Para quem acha que o Belenenses é um clube de direita


Acontece-me amiúde ouvir o seguinte comentário: "O quê? [sobrolho levantado e testa franzida] Tu és do Belenenses e és de esquerda? [contracção facial fácil demonstrando desdém]". Mais ainda, isto vem de notórios lagartos (que é nome que se dá aos adeptos do clube do Visconde, esse grande defensor da classe operária) ou de ferrenhos lampiões (nome que se dá aos adeptos do clube conseguiu, durante a ditadura, ser fascista e comunista ao mesmo tempo).

Pois a 30 de Janeiro de 1938 (comemoram-se hoje 69 anos) deu-se o acontecimento que tira todas as dúvidas sobre o assunto. Vê-se ali na foto acima, e é o mais antigo acto público de protesto contra a ditadura fascista em Portugal de que tenho conhecimento (o que não quer dizer que seja o mais antigo em absoluto), e foi levado a cabo por três jogadores do Belenenses: Amaro (histórico capitão de equipa), Quaresma (tio-avô do Ricardo Quaresma) e Simões. Na foto são os quarto, quinto e sexto jogadores a contar da esquerda. Estava para iniciar-se o jogo entre Portugal e Espanha, jogo não reconhecido internacionalmente devido à Guerra Civil Espanhola, e quando os jogadores da selecção nacional deveriam fazer a saudação fascista, os três jogadores do Belenenses não o fizeram. Quaresma simplesmente não levantou o braço, Amaro e Simões ainda mais provocatoriamente cerram o punho, em alusão à simbologia comunista. Foram todos interrogados pela PIDE a seguir. O mais caricato foi quando a revista Stadium tentou acrescentar uns dedos postiços a Amaro e Simões, o que só trouxe mais atenção ao protesto dos jogadores (ampliando a imagem talvez dê para ver). Quaresma conta a sua versão neste post do Henrique Amaral (mais para o fim).

Vale a pena referir ainda que o Belenenses é desde a sua génese um clube popular. Foi fundado por Artur José Pereira, numa cisão do Sport Lisboa e Benfica, porque Artur José Pereira - um puro - achou que o SLB já não correspondia ao clube do povo que fora outrora o seu percursor Sport Lisboa. O Belenenses continua a ser ainda hoje o clube popular de Artur José Pereira. Quando uma pessoa escolhe o seu clube (o que acontece por volta dos quatro anos) deve ter estes factores em conta. Eu debrucei-me, à época, afincadamente sobre o assunto, fiz inúmeras pesquisas na internet e cheguei à conclusão que o Belenenses é o clube que melhor se identifica com as minhas ideias. Quero lá saber que o mais ridículo portugês de sempre fosse adepto do Belém, somos um clube tolerante e só por caridade (e porque ele nos pagou a construção do nosso lindíssimo estádio) que não o pusemos com dono.

Arquivado em:Posts do Belém

3 Comments:

Blogger anauel Escreveu...

1. A foto é genial! Sobretudo o equipamento com o seu sponsor (a Pátria) bem destacado. Os retoques, bem, esses são de amador-fascista...
2. Se os do FCP são tripeiros, se os do Visconde são lagartos e se os do Glorioso são lampiões, qual o termo depreciativo para os do Belém?
3. Quanto ao facto de o Glorioso ter conseguido ser ao mesmo tempo de esquerda e de direita, a resposta é simples. Sempre foi, é e será o clube de todos os portugueses!

7:45 da tarde, janeiro 30, 2007  
Blogger Zèd Escreveu...

1. De facto a foto é fantástica e o amadorismo é escandaloso, na mesma época os estalinistas faziam bem melhor.
2. Patéis, se não é depreciativo que chegue..., lamento. Afinal sempre somos simpáticos.
3. Qualquer coisa não está bem quando se consegue ser Real Madrid e Barcelona ao mesmo tempo...

9:38 da manhã, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo Escreveu...

“Porque é que o Daniel e o Anacleto defendem a pena de morte para a nossa população , exclusivamente por termos um cromossoma a mais no par 21 ? Qualquer dia querem outro referendo para estenderem a Lei do Aborto à cor da pele !

www.riapa.pt.to

11:50 da manhã, janeiro 31, 2007  

Enviar um comentário

<< Home