domingo, setembro 10, 2006

Ir para a Página Principal

A Música é o Zouk

Da viagem à Guadeloupe fica ainda a música, e a música é o Zouk. O Zouk não é um estilo tradicional antigo, pelo contrário, tem uma origem bem recente. Mas o mais impressionante foi mesmo a omnipresença do Zouk, nas rádio, na discoteca, em casa, ouve-se a toda a hora. A origem é no finzinho dos anos 70, na aurora de 1980. Uma banda, que ainda hoje toca, os Kassav', resolveram criar um estilo de música novo, e misturaram a música tradicional do Carnaval das Antilhas com o Reaggae, o Calipso, e música cubana, tudo músicas das Caraíbas, mas também vai buscar alguma influência ao Funk e R&B americanos, a Pop, e alguma música Africana. O resultado é festivo, uma música mais para dançar do que para escutar, própria de quem gosta de festa, e absolutamente contagiante. Os Kassav' têm ainda uma particularidade interessantíssima, desconheço outro exemplo; os vários músicos da banda tiveram desde início projectos individuais, mas não se poderá dizer a solo, dado que participavam uns nos projectos dos outros. Isso terá porventura ajudado ao sucesso do Zouk criando desde cedo uma diversidade de registos, e o mais espantoso é que não afectou a longevidade da banda, continuam aí para as curvas (e a longevidade nas Caraíbas é realmente enorme, em geral).
Fica ali na coluna da direita a tocar o tema "An Pa Vlé", letra música e interpretação de Tony Potrisa. É tirado da colectânea "C'est la fête... du Zouk". Não faço ideia do que quer dizer "An Pa Vlé", mas tenho a certeza que a letra é excelente, como é a música. Ponham a grafonola a tocar.



Arquivado em:Viagem às Caraíbas

1 Comments:

Blogger Unknown Escreveu...

É muito legal esse tipo de estilo
q mistura todo o tipo de musicas.
quem inventou esse tipo de musicas é como se fosse um genio musical, q tem tem sentimentos e sabe demonstra-los pela musica sem fazer muito caso ............
adorei deixar esse comentario e espero o mesmo d vcs !!!!!!!!
beijos tem um bom dia.

12:06 da manhã, agosto 21, 2008  

Enviar um comentário

<< Home