quinta-feira, junho 08, 2006

Ir para a Página Principal

Está cientificamente demonstrado: A almofada é boa conselheira

Um grupo de investigadores alemães publicou em 2004 um artigo na Nature com o título (bem sugestivo) "Sleep inspires insight" (resumo aqui). A simplicidade do título reflecte a simplicidade do artigo. Basicamente o artigo demonstra elegantemente que dormir pode ajudar a resolver problemas, no caso problemas lógicos. Curiosamente o artigo começa por referir alguns exemplos anedóticos de descobertas científicas feitas alegadamente durante o sono.

Os autores criaram um jogo de lógica (numérica) com duas regras bastante elementares. "But there is a catch": o jogo tinha uma terceira regra implícita, e quem conseguisse deduzir essa regra teria naturalmente um desempenho muito melhor no dito jogo. Para começar os indivíduos sujeitos ao teste treinaram-se com três séries do jogo, oito horas depois foram-lhes dadas mais dez séries, o que constitui o verdadeiro teste. A experiência foi divida em três grupos, aqueles que dormiram uma noite de sono durante as oito horas de intervalo, os que fizeram directa durante essas oito horas, e os que passaram as oito horas acordados mas durante o dia. Isto quer dizer que os primeiros dois grupos fizeram a sessão de treino à noite, e os dez blocos na manhã seguinte, e no terceiro grupo a sessão de treino foi de manhã e os dez blocos à tarde. O resultado foi que no grupo que dormiu uma bela noite de sono a probabilidade de se conseguir deduzir a regra implícita foi o dobro dos outros grupos. Ou seja dormir aumenta a probabilidade de deduzir a regra lógica implícita. E para demonstrar que é o sono que faz a diferença, e não o cansaço provocado pela falta de sono que tem um efeito negativo, compare-se com o terceiro grupo. O dois grupos que ficaram acordados durante as oito horas tiveram desempenhos idênticos, ou seja o eventual cansaço provocado por uma noite em branco não faz diferença para a resolução de problemas (pelo menos neste caso).

Contrariamente ao que pensam os que defendem que melhor hora para o trabalho intelectual é o crepúsculo (a não ser que se levantem às seis da tarde), assim se demonstra que a melhor maneira de resolver um problema é pensar um bocadinho nele antes de ir dormir, e na manhã seguinte a solução está encontrada. Por exemplo, a estas horas em vez de estar para aqui a blogar devia estar a pensar nas minhas moscas...

Arquivado em:Ciência