sábado, dezembro 30, 2006

Ir para a Página Principal

Assim em jeito de balanço

O ano de 2006 foi em termos pessoais muito interessante, para além do muito da minha vida privada que vou poupar aos leitores, este ano ensinou-me pelo menos uma lição. Na realidade já desconfiava há uns tempos. Quando regressei temporariamente à pátria Lusa, depois de quatro anos de exílio no Pacífico Noroeste, a primeira coisa que me saltou à vista foi a tez morena das gentes da minha terra. Dei por mim a pensar "Estes gajos são mesmo escuros... quer dizer SOMOS mesmo escuros". Este ano, depois das viagens a África e às Caraíbas, tive a certeza para além de qualquer refutação razoável: nós portugueses somos pretos (cf. Araújo-Pereira, 2006), brancos são os suecos.

Bibliografia
Araújo-Pereira, R. "Orgulho 'beige'", Visão, 23 de Junho 2006, pp 153 (PDF aqui)

Arquivado em:Posts duvidosos

2 Comments:

Blogger mariomar Escreveu...

é pena alguns terem... enfim, algum embaraço com isso e inventem uma «raça» portuguesa... é como se houvesse, nos cães, uma raça de «rafeiros» (que me perdoem os alentejanos, os rafeiros, claro - o único que conheci foi há muitos anos lá para Carnaxide, Linda-A-Velha, ou-lá-o-que-é. Velhote mas muito simpático)...

3:42 da manhã, janeiro 05, 2007  
Blogger Zèd Escreveu...

Sim, mas o rafeiro é uma "raça", quer dizer, é uma raça feita de misturas e salganhadas, que é o que faz as melhores "raças", mas é uma "raça" (a propósito, era Carnaxide).

O artigo do Araújo-Pereira, R. foi-me enviado por e-mail, proveniente da zona baixa de Lisboa.

9:43 da manhã, janeiro 05, 2007  

Enviar um comentário

<< Home