segunda-feira, abril 03, 2006

Ir para a Página Principal

Pichação

Como disse o André Belo na altura em praia emprestada, por alturas do 14 de Julho do ano passado (aliás foi mesmo no dia 14 de Julho que é o da tomada da Bastilha) o Gilberto Gil deu um concerto precisametne na place de la Bastille, e trouxe um discurso, que entre outras coisas defendia a miscigenação dos povos como o futuro da humanidade. Da reacção do público já o André deu conta.

Entretanto descobri um sambinha de 1989 sobre o assunto, o que me permite pôr as palavras na boca do próprio Gilberto Gil.

Por muito divertido que seja a última quadra (que é) vale a pena ler a letra toda (só não percebi muito bem a referência à Branca de Neve...).

A letra sacada aqui.
Mas eu aconselho mesmo é a ouvir a música clicando no altifalantezinho ao lado do título do album "O eterno deus Mu dança", ou então clicando aqui (é que eu por enquanto ainda não consigo postar as músicas no blogue).

De Bob Dylan a Bob Marley - um samba-provocação
música e letra: Gilberto Gil
1989

Quando Bob Dylan se tornou cristão
Fez um disco de reggae por compensação
Abandonava o povo de Israel
E a ele retornava pela contramão

Quando os povos d'África chegaram aqui
Não tinham liberdade de religião
Adotaram Senhor do Bonfim:
Tanto resistência, quanto rendição

Quando, hoje, alguns preferem condenar
O sincretismo e a miscigenação
Parece que o fazem por ignorar
Os modos caprichosos da paixão

Paixão, que habita o coração da natureza-mãe
E que desloca a história em suas mutações
Que explica o fato da Branca de Neve amar
Não a um, mas a todos os sete anões

Eu cá me ponho a meditar
Pela mania da compreensão
Ainda hoje andei tentando decifrar
Algo que li que estava escrito numa pichação
Que agora eu resolvi cantar
Neste samba em forma de refrão:

"Bob Marley morreu
Porque além de negro era judeu
Michael Jackson ainda resiste
Porque além de branco ficou triste"


Arquivado em:Música