sexta-feira, janeiro 12, 2007

Ir para a Página Principal

Quando a realidade ultrapassa a ficção (científica)

Hoje em dia já é possível ao cérebro humano ouvir música sem que seja produzido som algum. Numa pessoa que tenha um implante coclear o som é captado por uma unidade externa com um micro- mas verdadeiramente micro -fone e é transformado em formato digital, transmitido a um eléctrodo implantado na cóclea (daí o nome), este eléctrodo estimula a cóclea, mimetizando o que seria a transmissão normal do som pelo ouvido interno, e finalmente a cóclea transmite ao cérebro naturalmente por via nervosa. Se a pessoa que tem um implante coclear tiver também um iPod pode ligá-lo directamente à unidade externa do implante coclear através de uma pequena ficha, ou seja sem passar pelos auscultadores nem pelo microfone. Ora, as músicas que estão no iPod são ficheiros, logo estão em formato digital, são transmitidas ao implante que as recebe, também em formato digital, e que as transmite ao eléctrodo que transmite à cóclea que transmite ao cérebro, ou seja passa de digital a impulso nervoso, sem nunca ser produzido som. Mas a pessoa ouve a música, mesmo não havendo som há a percepção do som pelo cérebro, que é o que interessa. E quem diz um iPod, diz ligar a um computador para falar no Skype, ou um telemóvel, ou uma aparelhagem Hi-Fi, na realidade tudo o que tenha uma ficha para ligar os auscultadores.
É um admirável mundo novo que anda por aí, e que nem damos conta. Mas o mais admirável é que o implante coclear se destina a surdos, esta forma virtual de transmitir o som possibilita-lhes talvez algo que de outro modo era impossível. Para eles este não apenas uma qualquer alternativa, é a única maneira possível de ouvir música.

Arquivado em:Ciência

1 Comments:

Anonymous Anónimo Escreveu...

Interessante de facto, estou a ponderar na operação do Implante Coclear... mas as incertezas turbulentas molestam a minha pz de espirito!

3:18 da tarde, fevereiro 02, 2007  

Enviar um comentário

<< Home