quinta-feira, abril 27, 2006

Ir para a Página Principal

Ainda alguém se lembra de Zyed e Bouna?

Zyed e Bouna são os nomes próprios dos dois adolescentes que morreram electrocutados em Clichy-sous-Bois, em Novembro do ano passado, quando fugiam à polícia. A morte de Zyed e Bouna foi a causa próxima que desencadeou os motins do Outono passado nos subúrbios das grandes cidades francesas, com a excepção de Marselha. Até hoje não foram apuradas responsabilidades por estas mortes.
São agora as suas famílias, mais a família de Muhitin (que sobreviveu à electrocussão) que movem uma acção junto do ministro do interior para apurar responsabilidades.
Destaque-se que um inquérito judiciário apurou que, contrariamente às primeiras versões oficiais, incluindo do próprio governo, Zyed e Bouna não eram ladrões apanhados em flagrante, tinham ido tão somente jogar à bola para uma freguesia vizinha. Há indícios de que a polícia não agiu, como era sua obrigação, em socorro dos jovens quando estes corriam perigo. Tal como há indícios de que a polícia usou meios desproporcionados na perseguição tendo em conta que não foi cometido nenhum crime, tendo em conta a idade dos perseguidos, tendo em conta que estavam nas imediações de uma central eléctrica...

Relembro um slogan que apareceu nas T-shirts dos amigos de Zyed e Bouna nos dias que se seguiram à sua morte: "Morts pour rien" (Mortos para nada).


Arquivado em:Política